Verdão sobe em campeonato totalmente indefinido

Se alguém totalmente por fora do que ocorreu no futebol brasileiro em 2008 conferir todos os posts em Mondo Palmeiras, terá a nítida impressão de que nosso time está vivendo uma crise daquelas. Na verdade, toda essa gritaria tem a ver com o nível de exigência de nosso torcedor, que não admite menos do que vitórias convincentes a cada nova partida.

Seja como for, com todos os altos e baixos que analisaremos a seguir, o Verdão assumiu a vice-liderança do Brasileirão 2008 na 22ª rodada. Com 40 pontos ganhos, frutos de 12 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Os dados a seguir irão explicar muita coisa: 38 gols a favor, 27 contra, saldo positivo de 11 tentos. Vamos esmiuçar isso.

O ataque alviverde é o melhor da competição, empatado com Grêmio, o líder do campeonato, com 45 pontos, e Jardim Leonor, atualmente em quinto. Nossa defesa, por sua vez, é apenas a décima mais bem-sucedida, atrás até mesmo de equipes bem abaixo de nós na classificação geral, como Sport e Internacional. Ou seja, além da célebre “síndrome dos jogos fora de casa”, temos também um desequilíbrio entre setor ofensivo e defensivo. No momento em que isso se resolver, o Verdão pode crescer ainda mais, em competição pautada pela irregularidade de todas as equipes envolvidas.

Voltando ao panorama geral, estamos cinco pontos atrás do líder Grêmio. Um ponto a frente do Cruzeiro, o terceiro, dois do Botafogo, o quarto, três do time presidido por J.J. Whisky (que tem duas vitórias a menos do que nós), o quinto, e quatro de Vitória, Flamengo e Coritiba, respectivamente sexto, sétimo e oitavo. Náutico, atualmente o primeiro na zona do rebaixamento, tem exatos 18 pontos a menos do que nós.

Teremos ainda muitas partidas pela frente, 16, para ser mais preciso, mas uma vitória contra o Atlético Paranaense, no domingo, seria uma bela injeção de ânimo em nossa trajetória rumo ao título, ainda mais se levarmos em conta que nosso adversário direto, o Grêmio, pega um adversário tranqüilo em casa, o Vasco, que quando joga longe do Rio já entra perdendo por dois a zero.

*****

Ouça também o Torpedo Verde, o boletim diário da Rádio Mondo Palmeiras.