Verdão perde na Vila e precisa de vitória no Palestra

Após o desempenho épico do Palmeiras contra o Sport na última quarta-feira, era de se esperar uma queda de rendimento na partida de hoje, a primeira das semifinais do Paulistão 2009. O Santos, jogando de forma aguerrida e marcando bem, especialmente no segundo tempo, conseguiu uma vitória por dois a um que lhe permite empatar no próximo sábado, no Palestra Itália, para se classificar para a final. Por sua vez, o nosso Alviverde Imponente depende apenas e tão somente de uma vitória simples, para disputar o bicampeonato.

O Verdão até que entrou bem na partida de hoje, tanto que, logo aos 7 minutos, abria o marcador. Lançamento lindo de Diego Souza encontrou Cleiton Xavier na ponta esquerda. Ele cruzou na medida para Keirrison, que chutou, Fábio Costa defendeu e nosso K9 aproveitou o rebote, de cabeça. Com muita garra, a equipe adversária veio para cima. Aos 18 minutos, cobrança de escanteio encontrou Kleber Pereira absurdamente livre dentro de nossa área. O artilheiro adversário não perdoou, igualando o marcador. 

Até o final da etapa inicial, foi um toma lá/dá cá dos maiores, com boas chances de lado a lado, e Keirrison mandando bola na trave, aos 36 minutos, em boa cabeçada. Para a etapa final, Luxemburgo fez duas alterações estranhas, botando Sandro Silva e Marquinhos nas vagas de Ortigoza e Edmilson. Com apenas um minuto, Neymar recebeu na entrada da área e não tomou conhecimento de Maurício Ramos e Danilo, chutando no contrapé de Marcos. Dois a um Santos. A partir daí, até criamos algumas chances, mas nosso poder de marcação caiu, enquanto a dos comandados de Vagner Mancini se manteve firme. 

Além disso, mais uma vez Marquinhos não entrou bem na partida, embora seu desempenho tenha sido melhor do que em outras oportunidades. Marcos fez boas defesas, enquanto Keirrison e Marquinhos (duas vezes) perderam gols feitos, e Fábio Costa foi muito bem. Lenny entrou aos 24 no lugar de Fabinho Capixaba, e se esforçou bastante, mas também não conseguiu o esperado gol de empate. Durante a partida, Cleiton Xavier, Sandro Silva e Marquinhos tomaram o terceiro amarelo, sendo desfalques certos para o jogo do próximo sábado. Por sua vez, Rodrigo Souto não jogará pelo Santos, pela mesma razão.