Verdão decide hoje como será o seu 2009

São duas as opções que o Palmeiras tem para 2009. De um lado, disputar a Libertadores da América após dois anos. Do outro, amargar um quinto lugar que nos proporcionaria apenas vaga para a Copa Sul Americana. Qual prevalecerá é o que saberemos após o apito final da partida de hoje, na qual o nosso Alviverde Imponente enfrenta o Botafogo no Palestra Itália, às 17h. 

Setores da imprensa tentaram criar o clima de um novo 2007, quando perdemos essa mesma classificação em casa para o Atlético Mineiro. Só que na época, o grupo de jogadores era bem diferente, e o treinador, mais diferente ainda. 

Vanderlei Luxemburgo, nas entrevistas pré-jogo, chamou a responsabilidade para si e lembrou que ele tem o melhor retrospecto dentro do Palestra como treinador do Verdão. E tem mesmo, com 86% de aproveitamento e cem vitórias.

Afora surpresas de última hora, deveremos ir a campo com Marcos, Gustavo, Jeci e Maurício; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva, Evandro e Leandro; Diego Souza e Kleber. Alex Mineiro e Martinez ficam de fora devido ao terceiro cartão amarelo que tomaram na partida contra o Vitória. 

Do outro lado, o Botafogo vem como franco atirador, e sem quaisquer aspirações adicionais na competição, já que sua classificação para a Copa Sul Americana de 2009 está garantida matematicamente. Seja como for, enfrentar um adversário descompromissado é sempre perigoso, e vale a torcida para que nossos atletas joguem a sério do primeiro ao último minuto. 

Uma vitória nos garantirá o terceiro lugar no Brasileirão 2008, e nos livrará de disputar a pré-Libertadores, algo que o quarto colocado na competição terá de encarar.