Verdão a dois pontinhos da liderança do Brasileirão

marcos_gol_cabeca

Sei que ainda é cedo para se prever alguma coisa em torno do Brasileirão, mas aproximadamente 25% do torneio já se foi. Dá para se fazer ao menos um balanço do momento atual, com um número mínimo de pontos já disputados. E o balanço é bem favorável para o nosso Alviverde Imponente.

Ganhamos 19 dos 30 pontos possíveis, oriundos de seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O ataque marcou 19 gols, e é o quarto melhor da competição, perdendo para Atlético Mineiro (23), Barueri (21) e Vitória (20).

A defesa tomou 11 gols, sendo a terceira melhor ao lado da do Jardim Leonor, sendo superada apenas por Internacional (9) e Grêmio (10). Nosso saldo de gols é oito favoráveis. Em termos de pontos, que é o que de fato faz diferença, a disputa está bem acirrada na ponta da frente da tabela. O líder é o Atlético de Celso Roth, com 21 pontos ganhos.

Em segundo, o Inter do ameaçado de demissão Tite Bandeira, com 20 pontos. O terceiro é o Vitória de Paulo Cesar Carpegiani, que tem os mesmos 19 pontos que nós, mas uma vitória a mais. Temos dois pontos a mais do que o surpreendente Barueri de Estevam Soares (começo a acreditar que esse cara é bom, mesmo!). Daí para trás, a distância já começa a aumentar. Grêmio (o sexto) e Flamengo (o sétimo) estão quatro pontos abaixo de nós.

O odioso time de Ducho está a cinco pontos de nós, no oitavo posto, com o mesmo número de pontos de Goiás e Santo André. Da tal de zona do rebaixamento que todos temem, temos nove pontos acima do Botafogo, o décimo sétimo e primeiro desse grupo, na atualidade.

A título de comparação: no Brasileirão 08, com o mesmo número de partidas, nossa performance era de 18 pontos ganhos, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas, 15 gols pró e 10 contra, saldo positivo de cinco. Números bem parecidos, por sinal…

uol_logoClique aqui para ouvir Mondo Palmeiras no UOL Mais (link alternativo).