Variando seu esquema, Palmeiras estreia bem na Libertadores

A expulsão de Germán Gutiérrez logo aos 9 minutos de jogo certamente mudou o panorama do jogo, mas não tirou os méritos de bom desempenho do Palmeiras. Após uma derrota apática contra o maior rival, a equipe de Roger Machado mostrou bom futebol na primeira partida da Copa Libertadores.

Então, passemos a falar de variação tática. Roger trocou Bruno Henrique por Tchê Tchê e Víctor Luís por Michel Bastos, além de alterar o sistema: foi do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1.

Aos 9 minutos, Gutiérrez foi expulso e o 4-4-2 britânico (em linha) do Júnior se desmanchou de vez contra o 4-2-3-1 do Palmeiras, com Dudu e Willian invertendo os lados. Com um jogador a mais, e os espaços aparecendo, o Verdão abriu o placar com Bruno Henrique infiltrando na área para marcar, após passe de Dudu.

Com o placar favorável, tivemos condições de nos impor com marcação sufocante e rápida troca de passes, com todos marcando a partir da intermediária, por vezes contando com o avanço de Felipe Melo ou Bruno Henrique (como na imagem abaixo) e pressionando para recuperar rápido.

Com o 2×0 o Palmeiras assumiu o controle total do jogo. Alexis Mendonza colocou Ruiz aberto pela esquerda no lugar de Téo Gutiérrez e viu o 4-4-1 colombiano novamente ser engolido pela inteligência e organização alviverde. Roger deu rodagem a Guerra e Scarpa, além de manter o 4-2-3-1 com muitas trocas de posição.



Numa jogada de escanteio curto, Guerra encontrou Bruno Henrique livre na área para marcar o 3×0, após belo chute. O Palmeiras ainda viu Thiago Santos perder a chance de aumentar o placar depois de uma roubada de bola no campo de defesa do Júnior.

Estreia de 3×0 fora de casa na Libertadores era tudo que o time precisava. Hora de comemorar e deixar o Roger Machado trabalhar em paz, temos um longo processo pela frente.

Abraço a todos!

*O Análise Palmeiras surgiu com a ideia de motivar o torcedor palmeirense a pensar o jogo, atravéns de informações táticas, estatísticas e opiniões, afim de motivar um melhor debate entre todos os amantes do Verdão.

E-mail: analisepalmeiras@gmail.com
Twitter: @Analise_SEP