Valdivia: El Mago ou El loco?

valdivia.gifBom dia, boa tarde, boa noite, palmeiristas! Tenho lido em muitos fóruns  e comunidades do orkut sobre o Palmeiras a respeito do Valdivia, e as opiniões  se contradizem muito. A maioria o considera craque, que pode desequilibrar uma  partida, que tem toques de gênio etc. Outros já o consideram uma enganação, jogador que leva muitos cartões e que parece fazer corpo mole para não jogar. Acho que não é nem uma  coisa, nem outra.

O popular El Chuca ainda está se adaptando ao futebol brasileiro, que  é mil vezes mais pegado e corrido, do que o futebol chileno, no qual se joga e se deixa jogar. Por aqui, quando o jogador domina a bola, já tem dois em cima pegando forte e pressionando muito. Se o jogador não tocar rápido, perde a bola facilmente. El Chuca tem ótima visão  de jogo e toque refinado, mas ainda está preso ao lento futebol chileno,  e, portanto, está sofrendo muito, além de estar sendo caçado pelos adversários em todas as partidas.

Aliás, fico imaginando se Valdivia jogasse no São Paulo ou no Corinthians, se a imprensa paulista já não estaria fazendo verdadeiras cruzadas contra a violência praticada por adversários contra ele.  Portanto direi o que acho do El Chuca: um jogador habilidoso, que tem raça, leva porrada e não afina, toque de bola refinado, mas, também, muito lento, displicente, cabeça quente e um pouco avoado. Mas nada que bons conselhos e uma orientação por parte do técnico não resolvam. Espero que El Mago ainda nos dê muitas alegrias. Arriba, El Chuca!

raul@mondopalmeiras.net