Teimosia derrubou Eduardo Baptista no Palmeiras

Sempre que um treinador é demitido, ou mesmo quando o time não está bem, os boatos são quase sempre os mesmos: elenco rachado, salários atrasados ou problemas com a diretoria. Nada disso aconteceu para que o Eduardo Baptista encerrasse o seu curto ciclo no Palmeiras.

O aproveitamento do treinador não é dos piores. Foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas no comando da equipe. O grande problema é de ordem técnica: ele jamais conseguiu fazer com que o time funcionasse como um time.

Apesar de ter investido uma boa grana para reforçar o elenco, o Palmeiras nunca fez uma boa partida com o Eduardo Baptista.

Baptista tentou a todo custo implantar o “seu” esquema tático, o 4-1-4-1, que deu certo em outros clubes, mas que nunca foi bem aceito pelos atletas do Verdão. Eles sinalizaram sobre isso até mesmo em entrevistas coletivas, a mudança era muito grande para ser implementada em tão pouco tempo.

Ah, claro que muitos agora dirão que “faltou tempo” ou, que o treinador precisa de pelo menos um ano para implantar a sua metodologia, etc. Estamos no Brasil e não na Inglaterra, esse papo pode até funcionar lá, aqui não. Parem de encher o saco!

Talvez o caminho mais fácil para o Eduardo seria manter o estilo “Cuca” e efetuar apenas mudanças pontuais na equipe. Fabio Carille fez algo parecido no rival e, mesmo com um elenco muito mais fraco, está colhendo os resultados dentro de campo.

Acredito que a sua teimosia, ou talvez a necessidade de mostrar a sua capacidade técnica no comando de um gigante, foi um fator determinante na sua queda. Além disso, havia também a desconfiança de grande parte da torcida que nunca aprovou a sua contratação. É muito difícil ter sucesso diante de tamanha rejeição.

Enfim, agora é olhar pra frente. O único substituto viável para o Eduardo Baptista é o Cuca, não tenho dúvidas disso. O treinador deixou o clube no final do ano, mas ainda não saiu da cabeça do torcedor palmeirense, que sonha com o seu retorno. Ele é o cara.

Abraço a todos!