Tamanho é documento?

chamada51.gif

Os clubes de futebol mais ricos do planeta estão em países pequenos como a Espanha e Inglaterra. Uma das maiores rendas per capita das Américas pertence as frias e remotas Ilhas Falkland (ou Malvinas, para o Tio Pablo). Boa parte de toda a riqueza do planeta está guardada nos cofres da pequena Suiça.

Não, não estou inaugurando o “Mondo Economia”. Dei alguns exemplos tolos para mostrar que nem sempre o fato de ter uma grande população, ou uma grande torcida (numericamente falando) é garantia de sucesso, prosperidade ou prestígio. Por que então se dá tanta importância a estas pesquisas estatísticas sobre as torcidas?

Claro que a torcida, além dos títulos, estão entre os principais patrimônios de qualquer clube. O número de torcedores influi na hora de fechar um contrato de publicidade, definir o valor de uma cota de TV, etc. Mas será que uma grande torcida é garantia de sucesso ao clube?

Se levarmos em conta os resultados das pesquisas recentes a resposta é não.
Os líderes, Flamengo e Corinthians, há anos sofrem com problemas de caixa, são réus em inúmeros processos trabalhistas, sendo que o último já virou caso de polícia faz tempo. Isso sem falar que nenhuma dos dois tem um estádio decente.

O Palmeiras não tem a maior torcida do País, mas já somos a mais apaixonada e atuante. O clube, apesar de todas as dificuldades, está tomando o caminho para o sucesso…já os líderes de pesquisa. Esses dependem de pesquisas para comemorar.

Escrevi muito, chega! Qual a sua opinião sobre o assunto, palmeirense?

E ouçam abaixo o Torpedo Verde, o boletim diário da Rádio Mondo Palmeiras . Ah,  segue aí o link para o RSS dos áudios do site:

http://mondopalmeiras.net/blog/?feed=podcast