Sosseguem, o Verdão não irá cair pra Série B!

Por Fabian Chacur

Em termos futebolísticos e políticos, 2011 não poderia ter sido pior para o Palmeiras. Inúmeros erros cometidos, derrotas absurdas, títulos não conquistados, performances medíocres… Um horror.

Mas ao menos uma notícia ruim eu tenho certeza de que não teremos neste ano: rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Não por méritos da nossa equipe no atual momento da competição, mas sim pela incompetência ainda maior dos times que se encontram abaixo de nós na tabela.

Em análise muito bem feita em seu blog, o locutor esportivo Milton Leite considera o América (MG) já rebaixado (o time tem 25 pontos atualmente), e acredita que seis clubes disputarão as três vagas para fugir do fantasma da queda.

São esses clubes, tendo em parênteses o número de pontos obtidos após 31 rodadas do torneio, que terá 38 em seu total:

Avaí (29 pontos); Atlético-PR (31 pontos); Ceará (32 pontos); Atlético-MG (33 pontos); Cruzeiro (34 pontos) e Bahia (36 pontos).

Concordo com o competente profissional do SporTV, e não é difícil entender o porque dessa minha concordância.

O Palmeiras atualmente ostenta 41 pontos, ocupando a medonha, diga-se de passagem, a 13ª posição no Brasileirão 2011. Temos ainda 21 pontos a disputar, e cinco pontos à frente do Bahia, o 14º classificado, sendo que 9 pontos nos separam da Zona da Degola.

Coincidência ou não, 9 pontos também nos separam do quinto colocado do torneio, o Fluminense, atualmente o último que se classificaria para a Libertadores edição 2012. Portanto, é tão difícil cairmos como nos classificarmos para a Liberta. Simples assim.

Vale lembrar que vão rolar diversos confrontos entre essas equipes que estão atrás de nós na tabela, o que impedirá que elas consigam subir muito.

Por sua vez, enfrentaremos duas delas, o Atlético-MG e o Bahia. Ou seja, só conseguiríamos cair se perdêssemos todas e pelo menos quatro equipes atrás de nós protagonizassem reações sensacionais.

Vale lembrar, também que entre o Palmeiras, atual 13º colocado, e o Grêmio, o 9º, temos apenas dois pontinhos. Ou seja, com uma vitoriazinha suada qualquer e em uma única rodada, poderemos subir várias posições.

Dá para entender o nervosismo de inúmeros torcedores e o medo desse hipotético rebaixamento, pois só quem já passou por isso, naquele nefasto 2002, sabe o quanto tal fato é lamentável e doloroso. Mas tudo leva a crer que ao menos esse vexame nós não sofreremos neste ano de píííííí!