Quando o goleiro vira lenda…

charge_marcao

Profissão de goleiro é a mais ingrata do mundo. Acho que pior que essa, só a de coveiro, que onde vai, arranca lágrimas! Não nasce grama onde o goleiro pisa, ele fecha o gol o jogo todo, daí leva um peru, só  vão lembrar daquilo.É o mais xingado e o mais cuspido em campo com alambrado colado atrás do gol. Enfim, não é uma profissão fácil.

Mas no gol do Palmeiras, tem um goleiro que extrapola todos esses percalços da profissão.Um goleiro que consegue a proeza de ser adorado por uma torcida que deveria odiá-lo, afinal ele os tirou de duas libertadores e até por uma torcida que tem como ídolo, um goleiro-marketeiro, mas que mesmo com tanta auto-promoçao, não consegue nada, afinal carisma não se compra! Esse goleiro que hoje completa 36 anos,defende o Palmeiras há tanto tempo, que pra muitos, sua história se funde com a do clube. Parece que foi ontem, num jogo qualquer do Paulistão, ele apareceu e já foi pegando pênalti, pra mostrar a que veio.

E que na Libertadores 99, justo contra o maior rival, fez seus primeiros milagres, acompanhdo aos sorrisos de satisfação do preparador de goleiros, Carlos Pracidelli, que já sabia de tudo aquilo, e para surpresa da imprensa que nunca tinha ouvido falar dele. Esse mesmo goleiro, que quando o Palmeiras caiu, achou justo ficar e trazer de volta o time, afinal, nas palavras dele mesmo:” fizemos o Palmeiras cair, vamos fazer subir” e com isso mandou pros ares uma proposta da Europa. Um goleiro que torce muito mais do que muitos palmeirenses que vão ao estádio.

Um goleiro, que devido a inúmeras contusões, teve sua carreira encerrada por muitos, até mesmo por ele, mas que como uma fênix, ressurgiu das cinzas e voltou melhor que antes, se é que isso era possível.Um goleiro que não pode nem sair de casa, porque onde for, vai ter tumulto de pessoas querendo autógrafos, não importam o time pra que torçam.

Enfim, esse é o Marcos, um goleiro que já ultrapassou a simples palavra “goleiro” e alcançou a eternidade, na condição de “lenda”. No futuro muitos vão duvidar de nós, mas teremos as imagens pra mostrar o maior goleiro do Brasil e do mundo, aquele que foi santificado por uma torcida: o São Marcos.

Parabéns Marcão, e que você fique muitos anos ainda entre nós, nos dando tantas alegrias como sempre fez.  A torcida do Verdão te adora!

uol_logoClique aqui para ouvir Mondo Palmeiras no UOL Mais (link alternativo).