Qual deve ser a fórmula do Brasileirão?

chamada26.gif

O Campeonato Brasileiro está aí. Nós, do Mondo Palmeiras, queremos ouvir a sua opinião sobre a fórmula de pontos corridos, que será utilizada também na competição deste ano. Abaixo, você pode acompanhar as nossas opiniões, e esperamos que você também faça seus comentários sobre o assunto.

Raul Bianchi

Pra mim campeonato sem finais não é campeonato!  Primeiro que esse papo de que as semifinais ferram os  outros times que não se classificaram, é papo furado,  porque pela média de publico do brasileiro em jogos de  times que já cairam ou que não tem mais nenhuma  pretensão, é ridicula, e isso de que com pontos corridos os times continuam em atividade, etc, nao  procede, pq na verdade os times começam a ter prejuizos muito maiores jogando pra estadios vazios, do que parados!

Além do que , o time campeão nao ganha  grana nenhuma, pois se ele dispara e se consagra campeão 4 rodadas antes, o publico perde o interesse!  O brasileiro quer se basear em campeonatos europeus, que desde quando as ligas europeias foram fundadas, os campeonatos internos dos paises sao de pontos corridos! Eles nunca conheceram decisão de campeonato, a nao ser em ligas que abrangem a europa toda! Além do que , são vendidos carnês pro campeonato todo, e aqui isso ja provou que nao funciona!

Além, do que , os grandes jogadores sempre apareceram em decisoes de campeonatos, e o brasileiro gosta dessa emoçao, e mais uma coisa…em campeonatos de pontos corridos, é mais facil manipular resultados, porque se um time que nao tem mais pretensão vai jogar contra outro que esta pra cair , ou precisa se classificar pra semifinal, o time que nao tem pretensao amolece o jogo pro outro.,..e isso ja vimos nos campeonatos passados de pontos corridos.

Flavio Canuto

A fórmula de pontos corridos é a maneira mais perfeita de se escolher o melhor time de uma competição. Mata-mata já temos a Libertadores e a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro deve continuar utilizando a fórmula de pontos corridos. Se não fosse a melhor alternativa não seria utilizada nos campeonatos nacionais do centro mundial do futebol, a Europa.

Gosto de finais, semi finais, mas essa fórmula é válida apenas para Copas (Libertadores, Brasil e do Mundo). Campeonato, Liga Nacional é outra coisa, são todos contra todos, turno e returno. Cada jogo é uma final, cada gol é importante desde a primeira rodada. É uma emoção diferente, mas pra lá de especial.

Já temos Copas (mata-mata) demais! O Campeonato Brasileiro tem que ser disputado em turno e returno…e que vença o melhor!

Fabian Chacur

Futebol também é cultura, e a do brasileiro, em termos de futebol, implica em campeonatos com finais. Essa conversa de que “pontos corridos premia o melhor” vai contra o espírito do futebol, que é o esporte mais imprevisível entre todos. Essa idéia seria válida se os clubes conseguissem manter seus elencos durante todo o longo torneio, o que, por razões óbvias (assédio dos clubes do exterior, contusões etc) nunca ocorre.

E quer saber? Pode até ser “justo”, mas campeonato de pontos corridos é mais chato do que ser politicamente correto o tempo todo. Para mim, a melhor fórmula seria dois turnos, com o campeão do primeiro disputando o título com o campeão do segundo. Se um time ganhar os dois turnos, leva. Que tal?