Prosa Verde: Ser palmeirense é mesmo coisa para profissional

Bom dia, boa tarde e boa noite, meus companheiros de jornada, tudo legal com todo mundo? Espero que sim. Que pelo menos a situação de vocês esteja melhor que a condição do nosso Gigante Verde no Campeonato Brasileiro ou do que a situação do Departamento Médico do Verdão, que parece ter algo deveras encantador, já que os sujeitos vão lá e não querem mais voltar…

Brincadeiras a parte, queria propor aqui uma Prosa diferente hoje. O Palmeiras é uma usina de assuntos (muitas vezes, leiam-se problemas), que funciona a todo vapor, diariamente.

Aproveitando essa enormidade de conteúdos, tentarei deixar aqui a minha humilde opinião sobre cada acontecimento, cada fato, com a intenção de abrir e gerar discussões entre os palestrinos, querendo saber o que cada um pensa sobre cada assunto.

Podemos tentar? Ah, antes que eu me esqueça: um abraço especial para Angela, que sempre faz elogios aos meus singelos rabiscos. Obrigado, Angela, e demais apreciadores!

Se gritar “pega ladrão”, não fica um…

Quer dizer então que Mustafá Contursi, o popular Sapo Boi do Capiroto, e mais uma caçambada de conselheiros e atuais diretores, estão sendo investigados pela polícia? Nossa, quanta surpresa em ver o nome de Mumú (que não o “da Mangueira”) ligado a supostos esquemas de corrupções… Estou perplexo. Belo exemplo, hein senhor Mustafá? E, pelo que dizem por aí, se começarem a escavar essa história de verdade vai faltar camburão pra levar tanta gente.

Mas que fique bem claro aos palmeirenses mais desavisados e aos torcedores rivais, que chegaram a ensaiar uma zoação: todos os investigados em questão são suspeitos de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, não há nenhum esquema com CBF ou algo do tipo. Até porque, conhecendo essa gente como nós conhecemos, não cairia para trás se descobrissem que estavam vendendo e trocando vitórias do Palmeiras por picanha e vagas em estacionamento.

Defesa que ninguém passa…

Sim, novamente vou entrar no assunto goleiro. Tenho sido constantemente indagado por torcedores alviverdes preocupados com as atuações de Bruno na meta esmeraldina, ainda mais depois do clássico contra o Neymar Futebol Clube.

Confesso que não sou fã do nosso arqueiro e não consigo ter segurança com o Bruno. Podem rir, mas eu ficava mais tranquilo até com o Deola, exceto em bolas alçadas, o que também não é o forte do nosso atual camisa 1.

Especula-se na imprensa que grande parte da diretoria não é satisfeita com Bruno na titularidade, que nem de longe o mesmo pode ou deve ser o goleiro do Palmeiras na Libertadores 2013.

O nome de Júlio César, que acertou com o modesto Queens Park Rangers-ING, foi bastante comentado como sendo perfeito para a situação. Eu prefiro esperar pra ver, passando confiança ao Brunão, apostando, porém, não consigo me sentir seguro com o Bruno. Isso pode até passar, como foi com o Velloso, como pode durar pra sempre, como foi com o Sérgio. E vocês, o que acham?

E eu pergunto com que roupa… eu vou!

Posso ser sincero, bem sincero, como não se pode ser, como diria Humberto Gessinger? Gostei pra caramba do novo uniforme do Verdão. Gostei mesmo. Esperei ver o time em campo pra opinar e aprovei o que vi. O verde-escuro deveria ser posto no estatuto como sendo a cor oficial do clube.

Mudaria apenas o escudo, acho mais legal branco, envolto por detalhes em dourado, e tiraria a parte mais escura que fica abaixo de cada manga. O manto ficou lindão. Agora, o BMG não abrir mão da aberração alaranjada é dose, haja vista que no uniforme três do Santos a logo da empresa é preta, pra não ficar desconforme, mas já no nosso…

Na real…

É sabido por todos que o Verdão contratou Tiago Real, meia, de 23 anos, que estava no Joinville, clube no qual era o camisa 10 e principal articulador das jogadas. Real não era unanimidade no JEC, mas conquistou aos poucos a torcida com seus passes milimétricos, uma notável inteligência e perceptível habilidade. Só que uma coisa é defender o time catarinense e outra é envergar o pesado manto alviverde, de tantas glórias e conquistas.

Além de tudo isso, será que Tiago Real será a nova versão de Pedro Carmona, que foi contratado para qualificar o meio-campo do Palmeiras? Carmona cansou-se de “gerenciar” o banco enquanto Patrik desfilava seu repertório de jogadas excepcionais, daí pediu pra ir embora. Que pelo menos o tal Real seja mais valorizado no Verdão…

Nem tudo o que reluz é ouro…

Na partida contra o Santos, alguns se surpreenderam ao ouvirem o nome de um tal Emerson entre os suplentes palestrinos. Muitos, como eu, provavelmente pensaram se tratar de alguém da base, que foi compor o banco devido ao vasto número de atletas lesionados.

Eis que, para minha surpresa (ou não), fui alertado pelo excelente jornalista Caio Costa, meu contemporâneo de faculdade, que o tal Emerson na verdade já havia tido passagens pelo Ceará, inclusive estando no grupo campeão cearense de 2011.

Estranho também que o atleta, agora Emerson, era conhecido como Sinho aqui por essas bandas, onde não deixou nenhuma saudade na torcida alvinegra, e não se sabe ao certo por qual causa, motivo, razão ou circunstância o boleiro decidiu fazer uso de seu verdadeiro nome.

Ah, já ia esquecendo, o nome não foi a única mudança na vida de Sinho, nas poucas vezes que foi à campo pelo Vozão, ocupou a lateral-direita e não o setor ofensivo, como escalado no Palmeiras. Mais detalhes sobre o “luminar” aqui.

Era uma casa, muito engraçada…

Depois de praticamente selar um bisonho acordo com o time da Marginal sem número de disputar o Dérbi em Presidente Prudente e, como de praxe, dividir igualmente as arquibancadas com os fanáticos por Jorge Henrique e Emerson Sheik, gente de ótimo caráter, o presidente Arnaldo Bananone voltou atrás, percebendo a reação imediata da nação alviverde, e optou pelo clássico na capital. A questão é: pra você, qual seria o palco mais compatível: Pacaembu, Morumbi ou uma opção C?

Vamos ao que interessa: a opinião de cada um de vocês! Até a próxima terça-feira, apaixonados pelo Alviverde Imponente, que sabe ser brasileiro. Espero ter abordado pelo menos a maior parte dos assuntos.

Ps.: A imagem do Barcos na ilustração do post é só uma homenagem pela justa convocação do ‘Pirata’ para a seleção argentina. Se com Patrik, Mazinho e Betinho o cara já fez 21 gols, imagina com Messi dando passes…

Abraço a todos!