Porque o gramado do Palestra Itália está tão ruim?

Há algum tempo, tenho notado que é só chover em Sampa para que o gramado do nosso estádio vire um charco! Pedaços de grama se soltam, buracos aparecem, isso sem contar o pântano que se tornam as laterais do campo. Inclusive, a contusão do nosso volante Souza se deu por conta desses buracos na grama. A imagem é clara, o jogador dá um carrinho e seu pé direito fica preso num buraco do campo!

Conversando há algum tempo com pessoas ligadas à reforma do gramado, fiquei sabendo de detalhes interessantes. Primeiro que o Palmeiras, segundo essas pessoas, não contratou um serviço terceirizado para a manutenção do gramado, o que por si só já é um erro. Se o gramado foi trocada, e tanta tecnologia foi envolvida nele, acho ridículo manter o pessoal que cuidava da grama lá antigamente, sem a ajuda de profissionais preparados para o tratamento dessa grama nova.

Outro erro que acho que cometeram foi quando trocaram a grama, em janeiro de 2008, e logo na semana seguinte à troca, permitiram a realização de um show de rock no estádio! Esse show já estava agendado, entendo, e a troca da grama teria de ser feita nas férias dos jogos do Palmeiras, claro, mas será que não dava para terem dado um jeito nisso? É fácil falar, eu sei, mas poderiam ter deixado a troca para depois do show, até mesmo porque o Palmeiras estava realizando os seus jogos na Arena Barueri, e poderia ficar uns 2 meses a mais sem jogar no Palestra. Mas, enfim, o pessoal que comanda o clube achou melhor fazer do jeito que fizeram.

gramado

A troca precisava mesmo ser feita, até porque o gramado antigo era um emaranhado de gramas diferentes, enxertadas em todos os lugares do campo. Tanto que se tornou famosa a atitude do Felipão de pedir para molhar o gramado, antes dos jogos, para que a bola corresse mais e não prendesse tanto. Hoje, o Palestra tem o mesmo gramado da academia de futebol, que é uma grama onde a bola corre mais, e que ajuda os jogadores, afinal eles treinam a semana toda naquele tipo de grama, e quando vão pro estádio, jogam no mesmo piso.

Só que melhorias precisam ser feitas urgentemente. Uma delas é a drenagem, e olhe que o sistema de drenagem foi todo trocado! Então fica a pergunta: porque quando chove, a água empoça tanto, nas laterais do campo? E porque a grama esta soltando tanto?

Acho que essas são perguntas para serem respondidas pela direção do Palmeiras, afinal não dá para colocar em risco a integridade física dos profissionais do nosso elenco, para que eles se sujeitem a uma situação como a que aconteceu com o Souza.

Espero que tenhamos uma solução apara esse caso, e logo.

uol_logoClique aqui para ouvir Mondo Palmeiras no UOL Mais (link alternativo).