Por que esse Mundial de Clubes da FIFA é um torneio tão desinteressante?

Depois da eliminação do River Plate para o Al Ain, todos os analistas estão discutindo as dificuldades que os clubes Sul-Americanos têm para enfrentar os times de outros continentes e tudo mais. Realmente é difícil entender como o futebol Sul-Americano não consegue se impor.

O que eu realmente não entendo é essa supervalorização de um torneio tão desinteressante. Desde que a “geração Raí danoninho” colocou essa internacionalização dos clubes brasileiros em primeiro plano, os campeonatos nacionais viraram mero pano de fundo para vagas em Libertadores e, consequentemente, em Mundiais.

O que a FIFA chama de Mundial, no entanto, é seguramente o segundo torneio mais desinteressante do calendário internacional. Só perde para a finada Copa das Confederações. Que Deus a tenha!

A repercussão internacional desse mundialzinho é quase nula. Os times das confederações da Ásia, África, Oceania  e América do Norte vão lá para passear e nem reclamam por serem discriminados em relação aos clubes da UEFA e CONMEBOL. Nem mesmo no país sede, e que sempre tem um representante, há uma comoção muito grande com relação ao torneio.

Os Europeus tratam o mundial como uma mera formalidade imposta pela FIFA. Sim, quem ganha comemora! Mas qualquer título deve ser comemorado, não? Pois é, para eles, o verdadeiro campeão mundial é quem levanta o caneco da Champions League. Muito a contragosto, eu concordo com essa tese. Os melhores jogadores do mundo atuam em times naquele continente, ou não?

Os únicos que realmente acreditam no “título mundial” são os sul-americanos. Os atletas entram em campo com a responsabilidade de representar um continente que, infelizmente, fornece tantos talentos para os outros. Fracasso ou trunfo sul-americano, no entanto, não alteram a insignificância desse torneio no mundo do futebol.

Os cartolas da FIFA têm discutido sobre um novo formato, uma Copa do Mundo mesmo. Mas, por enquanto, tudo é levado em banho-maria, assim como o próprio mundialzinho, que parece mais um fantasma da finada Confederations Cup.

Imaginem então se rolasse uma final entre Al Ain x Kashima Antlers? O melhor time do mundo sairia desse jogo? Por favor, gente…

Abraço a todos!