Palmeiras vence Lusa com tranquilidade e sobe na tabela

Nos primeiros dezenove minutos de jogo, a Portuguesa teve o domínio territorial contra o Palmeiras no estádio do Pacaembu, e criou duas boas chances de gol, em chutes de Gavilán (aos quatro minutos) e Edno (aos dezessete). Ironicamente, a situação da partida se inverteu completamente após o primeiro ataque alviverde: Diego Souza recebeu bom passe e entrou livre na área, sendo derrubado pelo goleiro André Luiz. Pênalti, que aos 21 minutos Alex Mineiro converteu com categoria. A partir daí, o Verdão não só dominou a partida como liquidou com a mesma, ainda na primeira etapa. No fim das contas, o placar de 4 a 2 acabou sendo até justo, apesar dos pesares.

E porque justo? Pelo início da Portuguesa, e também pelo relaxamento do time de Vanderlei Luxemburgo na etapa final, algo típico de equipes brasileiras. Pois com um a zero no placar, fomos para cima da Lusinha, e os gols começaram a sair feito água. Aos 26 minutos, Gustavo, que havia entrado logo aos cinco minutos no lugar do contundido Fabinho Capixaba, fez de cabeça, aproveitando cobrança de falta perfeita de Leandro. Aos 34, foi a vez de Kleber, concluindo lance iniciado por Alex Mineiro e aproveitando falha do goleiro adversário. E aos 43 minutos, novo cruzamento milimétrico de Leandro encontrou a cabeça de Alex Mineiro, que não desperdiçou a oportunidade. Quatro a zero em quarenta e cinco minutos.

Nem é preciso ser muito criativo para adivinhar o que ocorreu na etapa final. De um lado, o Palmeiras jogando de forma tranqüila, criando algumas boas chances com Diego Souza aos 2 minutos e Kleber aos 13, mas basicamente tentando fazer o tempo passar. O time treinado por Valdir Espinosa começou a gostar da partida a partir dos 20 minutos, e aos 21, Jonas aproveitou cruzamento de Patrício e fez o primeiro gol da sua equipe, sem marcação. Aos 37, o mesmo Jonas, novamente livre, deu números finais à partida. Mas Marcos e sua turma souberam administrar bem o final e conseguiram mais uma importante vitória. Ressaltem-se as ótimas atuações de Diego Souza, Kleber, Alex Mineiro, Gustavo e Leandro.

*****

Gostaria também de lembrar a todos que o programa desta semana será gravado na terça-feira, na Ponto Verde, onde vamos comemorar o aniversário da S.E Palmeiras!