Palmeiras cai em grupo “tranquilo” na Libertadores

A Conmebol realizou nesta quarta-feira, no Paraguai, o sorteio dos grupos da confusa Libertadores 2017. Confusa porque diante de tantas mudanças feitas na competição, ficou difícil entender como ficará o calendário no próximo ano.

Se a ideia era modificar a Libertadores para termos uma competição mais forte para rivalizar com os torneios da UEFA, o tiro saiu pela culatra. Os times do México, um mercado que interessava muito à Conmebol, acabaram deixando a Libertadores e as três vagas dos mexicanos serão ocupadas por clubes bem mais modestos.

No sorteio, o Palmeiras até que deu sorte. Vamos encarar o cabeça de chave Peñarol, do Uruguai, que é um velho conhecido do Palmeiras. Os uruguaios têm agora um novo estádio, o Estádio Campeón del Siglo e a viagem para Montevideu é bem tranquila.

O outro adversário do Verdão é o Jorge Wilstermann, da Bolívia. O clube é o campeão boliviano e o seu estádio fica em Cochabamba, cidade situada a 2574 m acima do nível do mar. É ruim? Muito melhor que a altitude de 3640 m da capital La Paz.

liber_1

Nosso terceiro adversário vai sair dos confrontos entre: Carabobo (Venezuela) x Junior Barranquilla (Colômbia) e Atlético Tucumán (Argentina) x El Nacional (Equador). Aposto nos colombianos, mas é muito difícil cravar qualquer coisa.

Na teoria, o grupo não é difícil. As viagens para Cochabamba e Montevidéu não são complicadas, mas a Libertadores é um torneio em que o estádio, a altitude, a violência, as arbitragens acabam influindo muito nos resultados.

Apesar de tudo, se o Palmeiras fizer um bom planejamento para 2017, entraremos como favoritos do grupo.

Veja abaixo como ficaram os 8 grupos da Libertadores:

Grupo 1
Atlético Nacional
Estudiantes
Barcelona SC
Vencedor 2

Grupo 2
Santos
Santa Fé
Sporting Cristal
Vencedor 3

Grupo 3
River Plate
Emelec
Independiente Medellin
Melgar

Grupo 4
San Lorenzo
Universidad Católica
Flamengo
Vencedor 1

Grupo 5
Peñarol
Palmeiras
Jorge Wilstermann
Vencedor 4

Grupo 6
Atlético-MG
Libertad
Godoy Cruz
Sport Boys

Grupo 7
Nacional
Chapecoense
Lanus
Zuliá

Grupo 8
Grêmio
Guarani
Zamora
Deportivo Iquique

Abraço a todos!