Os números não mentem…será?

Uma das piores pragas são as tais “estatísticas do esporte”! Originárias do país que ama números, os EUA, essa praga se espalhou pelo continente Europeu, e chegou ao Brasil nos anos 90. Quem não se irrita, assistindo a transmissão pela TV, vendo seu time jogar mal, como foi no último domingo, e aguentar o comentarista exibindo números mostrando que seu time atacou mais, errou menos passes, mas está perdendo o jogo? E também ter que agüentar o Datafolha mostrando onde a bola entrou mais no gol, se foi no canto direito, esquerdo, meio do gol… ridículo!

Pois bem, o ouvinte João Paulo, de Curitiba, PR, me mandou um email, que reproduzo resumidamente: “Salve goleiro verde. Parabéns pelo programa! Tenho lido em fóruns e visto na TV, pessoas falando dos números da partida de domingo entre Palmeiras e Atlético MG. Reproduzo alguns que me chamaram mais a atenção: Os dois times chutaram 15 vezes a gol, o Palmeiras acertou 7, errou 8, o Galo, acertou 11 e errou 4.

O Palmeiras lançou mais, cruzou mais, driblou mais, mas o Galo teve maior aproveitamento! O Palmeiras fez 8 ligações diretas defesa –ataque, com Diego e 3 com David!Agora vem o absurdo: Martinez trocou 9 passes certos com Caio, “E” passes certos temos Wendel com 31 O que você acha disso? Você tem acesso a esses números? Abraços.”. Respondendo João Paulo: NÃO! Não tenho acesso a esses números, e na verdade nem quero.

Sei que o Caio jr usa números também para fazer seu controle nas partidas! Vendo esses números acima, chego a pensar que o Palmeiras massacrou o Galo, e que perdeu por pura falta de sorte!E também que Martinez e Caio Firulinha se entendem muito e que o camisa 25 jogou muito domingo! Mas o que esses números não mostram, é que o Martinez chutou uma falta da intermediária direto ao gol, ou melhor, em direção ao fosso, em vez de tentar tocar na área! E que todos os passes do camisa 25 foram de lado, sem objetividade!

E que o Caio firula chutou 3 faltas na mão do goleiro do Galo, em vez de tentar algo melhor!E que o Diego só deu chutão porque ninguém vinha receber. E que, claro, Pierre e Valdivia fazem falta, e muito! Fora a apatia total do time! Precisa de números pra ver isso? Não acho! Pior que Caio jr deve se apegar a esses números, igual aos comentaristas estilo “pranchetão”, e pior, até torcedores, que acham que fazem um grande negócio pagando uma fortuna mensal para essas empresas passarem dados, que você percebe facilmente, assistindo ao jogo!

Por isso o futebol brasileiro está essa draga! Por causa de gente assim, que pensa que futebol é número! E que depois vem aí querer dizer que o time não está tão mal assim, afinal chuta bastante a gol. Só que não faz gol! “Futebol não é ciência exata”, como diz Flavio Canuto!

*************

Ah, e ouçam também abaixo o Torpedo Verde, o boletim diário da Rádio Mondo Palmeiras. Hoje o Goleiro Verde pega no pé da imprenssinha que agora só falta comparar a série B com a Champions League!