Odisséia do penta começa contra o Coritiba

Há muito o Palmeiras não inicia um Brasileirão com tanta pinta de favorito. Tal palavra, que para muitos atualmente é encarada com desconfiança, serve, na verdade, para se avaliar o potencial de uma equipe perante os desafios que enfrentará. E não dá para negar que, após vencer o campeonato paulista de forma brilhante, o Verdão merece essa avaliação.

O que não significa que o título virá de mão beijada. Vanderlei Luxemburgo sabe disso melhor do que ninguém, pois já possui cinco dessas taças em seu vitorioso currículo, sendo duas pelo nosso Alviverde Imponente, e está preparando o elenco com muita calma, para encarar o desafio de nos proporcionar o pentacampeonato brasileiro. O primeiro desafio, de uma maratona que totalizará 38 partidas, será contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com transmissão pela tevê aberta.

A escalação de nossa equipe não deverá fugir àquela que foi a campo contra a Ponte Preta, no domingo passado. Ou seja: Marcos, Elder Granja, Henrique, Gustavo e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Kleber e Alex Mineiro. As mudanças virão no banco de reservas. O lateral-direito Fabinho Capixaba e o volante Sandro Silva poderão ser disponibilizados no banco de reservas para entrar durante a partida, se assim for necessário.

Vale a lembrança de que, durante boa parte do ano, ficamos com apenas um lateral-direito de ofício na equipe (Elder Granja), sendo o volante Wendel improvisado, quando o titular não pôde entrar em campo. Por sua vez, Sandro Silva substitui Makelele, negociado com o Grêmio. Leo Lima ainda está se recuperando de contusão, mas provavelmente estará em condições de jogo para nossa primeira partida em casa, contra o Inter de Porto Alegre, no próximo final de semana.

Diego Souza entrará em campo com a cabeça mais leve, pois na manhã de sexta-feira, nasceu seu primeiro filho, Davi. Dá para entender, portanto, o porque de o jovem atleta ainda não ter desempenhado futebol à altura do que o levou a ser contratado pelo Verdão. Do lado paranaense, o destaque deve ser o atacante Keirrison, cuja negociação com a Traffic vive momentos de impasse. O atleta pode até se manter no Coxa, mas tudo é possível, ainda mais no caótico futebol brasileiro.