O Palmeiras tem a quarta torcida do País?

Um dos assuntos da semana, mesmo com tantos jogos importantes, é a pesquisa do Datafolha sobre as torcidas dos clubes brasileiros.

Para quem não acompanhou, vai o resultado abaixo:

Flamengo – 17%

Corinthians – 14%

São Paulo – 8%

Palmeiras – 6%

Não vou discutir aqui os métodos utilizados pelo Datafolha para chegar a esses resultados.

É impossível deixar de lembrar, no entanto, que o Flamengo acaba de se consagrar campeão brasileiro, e o Palmeiras fez uma campanha ridícula no Paulistão.

Mas o que mais me espanta são as manchetes que apontam um “empate técnico” entre os dois primeiros colocados, cuja diferença é de três pontos percentuais.

O mesmo critério não se aplica quando se fala de São Paulo e Palmeiras. Para a grande mídia, o Palmeiras tem a quarta maior torcida do País mesmo estando apenas dois pontos abaixo do terceiro colocado.

Dois pesos e duas medidas? Entendam como quiser.

O torcedor comum não se importa muito com esse tipo de pesquisa, mas ela é importante para o mercado.

Como é quase impossível medir o número de torcedores que realmente apóiam seu time (creio que isso poderia ser feito analisando os números da Timemania, o número de acessos ao site oficial do clube, etc), os resultados das pesquisas ajudam a estabelecer valores para contratos de publicidade, por exemplo.

Se esse tipo de censo for feito novamente, e será, que seja feito da melhor forma. E os resultados, que sejam analisados sob o mesmo aspecto.

Será que é pedir demais?