O Palmeiras é o favorito para ganhar o Campeonato Brasileiro?


O Palmeiras foi o melhor time do Campeonato Paulista. Em clima de pré-temporada, que não aconteceu de fato, o Palmeiras foi time que fez a melhor campanha no estadual mais difícil do País:

–  Venceu mais jogos

– Marcou mais gols

– Teve oito jogadores incluídos na seleção dos melhores do campeonato

– Borja, com sete gols, foi o artilheiro do Paulistão.

– Torcida e imprensa especializada escolheram o Jaílson como o “craque” da competição.

Perdemos o título nos pênaltis e, também, por conta da interferência externa na arbitragem da segunda final. Mas isso é assunto para outro texto.

É inegável que alguns atletas precisam entregar mais. Por exemplo, o Lucas Lima deve participar da partida também como meia, precisa finalizar mais e fazer a bola chegar ao Borja. Ele não foi contratado para ser volante! Aliás, se o colombiano volta demais para buscar a bola, ele não rende tanto, etc…

O Roger Machado precisa de mais tempo implantar o seu estilo de jogo por aqui. Já imaginou jogar um turno inteiro do Brasileirão em dois meses? Foi exatamente isso que aconteceu desde o início da temporada e o treinador teve muito pouco tempo livre para realmente treinar a equipe, ensaiar jogadas, etc…

Esse mesmo treinador fez praticamente uma revolução na forma como o Grêmio atua. Foi um rompimento histórico com aquele estilo tradicional? Acredito que sim, e os frutos do seu trabalho foram colhidos no ano passado, com o Renato Gaúcho, que manteve a estrutura quase intacta, conquistando a América.

Olhando o elenco do Palmeiras, os jogadores que ainda podem chegar e os investimentos feitos em todos os departamentos do clube, o Palmeiras entra no Brasileirão como um dos favoritos. Para ser o favorito, será necessário dar tranquilidade para o treinador trabalhar, para que possa mexer no time como se deve e implantar o seu estilo de jogo por aqui. Ainda falta conjunto.

Investimento não é garantia de resultado. O trabalho e a repetição são fundamentais para que o time consiga atuar da forma que todos esperam e isso só vem com o tempo. Temos ainda mais doze rodadas antes da parada para Copa do Mundo. Vamos lá!

Abraço a todos!