O eterno mordomo do futebol

muricy_palmeiras

Nos filmes de detetives de antigamente (e bota antigamente nisso!), havia um personagem que quase sempre ficava com as não muito desejáveis honra de ser o culpado dos crimes. É, meus caros, ele mesmo, o mordomo. Até os Paralamas do Sucesso, em seu primeiro álbum (de 1983), fizeram uma música sobre o tema, intitulada O Mordomo é Culpado.

E o que tem isso a ver com o nosso amado Palmeiras, perguntarão vocês? Tudo, meus caros, tudo.

Tem gente por aí que, em função do péssimo segundo turno que estamos fazendo no Brasileirão 2009, já arrumou o bode espiatório, digo, o mordomo, para ser condenado.

No caso da do mundo da bola, esse papel costuma ser exercido quase sempre pelo treinador. E a bola da vez agora é Muricy Ramalho. Ele é culpado mesmo?

Comecemos pelo currículo do cidadão. Ele ganhou os últimos três brasileiros e foi vice no imediatamente anterior, aquele de 2005 que certo time da marginal sem número levou para o seu pardieiro na mão grande, tirando-o do Internacional.

Faturou um Paulista com o São Caetano, vejam só. E títulos estaduais com outras equipes, além de um vice-campeonato da Libertadores, que não deve ser desprezado.
Ou seja, está na cara que o cidadão em questão é do ramo. Comete erros como qualquer Felipão da vida. Felipão, aliás, que chegou a ser execrado por uma parcela significativa da torcida alviverde antes de virar a quase unanimidade que hoje é.

Pensam que eu me esqueci de o quanto o xingavam em seus primeiros meses por aqui? “Ele não faz jus às tradições do futebol praticado pelo Palmeiras”, afirmavam esses tolos. O tempo os desmascarou e os deixou nus com a mão no bolso.
A verdade é que Muricy Ramalho não escolheu esse elenco, montado por Vanderlei Luxemburgo. E quem ganha os jogos, meus caros, são os jogadores que estão lá dentro do campo.

Portanto, escolham outro mordomo, pois este aqui não só está há pouco tempo no Verdão, como fez bons trabalhos em todos os clubes que dirigiu. Porque ele só não serviria para nós? Daqui a pouco, vão querer o Candinho de volta. Ou o Bonamigo. Ou o Pastor…

******
Eu ficaria com Muricy Ramalho para 2010 sem nem piscar. E você, o que pensa sobre o tema? Quero a sua opinião!

uol_logoClique aqui para ouvir a Rádio Mondo Palmeiras – Edição 155.