Nove decisões até o final do campeonato

Após 29 longas rodadas, nosso Alviverde Imponente ocupa a segunda colocação no Brasileirão 2008. Apenas dois pontinhos nos separam do atual líder, o Grêmio. Temos 54 pontos ganhos, obtidos com 16 vitórias, seis empates e sete derrotas, 46 gols pró, 32 contra, saldo positivo de 14. Por sua vez, dois pontos nos mantém a frente de Cruzeiro e São Paulo, sendo que o time mineiro possui duas vitórias a mais do que o do Jardim Leonor (16 contra 14). 

Embora ainda faltem 27 pontos a serem disputados, uma aposta sem muito risco é dizer que o campeão será um desses quatro. Flamengo, que ocupa a quinta colocação, com 49 pontos, está a sete do líder, cinco de nós e três do terceiro e quarto colocados. Dá para reverter tal diferença, mas o time não tem mostrado consistência de jogo, especialmente nos momentos decisivos. Quanto ao resto, do Botafogo (sexto lugar, com 46 pontos ganhos) para baixo, só a matemática lhes permite ainda sonhar.

Embora extremamente importante, a partida que jogaremos domingo contra a equipe treinada por Muricy Sem Dentes não decidirá absolutamente nada, pois vários confrontos importantes ainda ocorrerão nessa reta final do torneio. No entanto, podemos dizer que o clássico do próximo domingo, o jogo contra o Grêmio no Palestra Itália e contra o Flamengo no Rio serão essenciais para turbinar nossas chances de título. Lógico que não adiantará nada vencer as três e perder as outras seis. 

Equilíbrio é a palavra de ordem. Portanto, um conselho para os mais tensos, aqueles que comemoram o título em uma rodada e consideram o time definitivamente alijado da disputa na outra, conforme os resultados se sucedem: passem a ver partidas de golfe, pois senão, seus corações certamente não irão agüentar. Difícil acreditar que essa decisão ocorra antes das últimas rodadas. 

Alguns dados para nos animar: se só tivemos duas seqüências de três vitórias consecutivas até o momento, nunca perdemos duas seguidas. Nosso desempenho em casa é o melhor da competição, e fora dela melhorou muito. Avante, Palestra, rumo a mais essa conquista!

******

Ouça também o Torpedo Verde Especial, com ótimas informações de bastidores de Raul Bianchi.