Mas que campeonatinho chato….

Outro dia, assistindo tevê, vi um desses colunistas eletrônicos dizendo que o campeonato brasileiro de 2006 estava emocionante. Só se for emocionante na parte de baixo da tabela, porque na parte de cima, está muito chato e sem graça. Os engomadinhos do Morumbi dispararam, e os times de trás, mesmo com o monte de brechas que os engomados estão dando, nunca chegam neles. O que só comprova o baixo nível técnico do futebol brasileiro no momento, com os grandes times caindo aos pedaços, os grandes jogadores no Exterior, e as grandes revelações, simplesmente, insistindo em não aparecer. Tá feia a coisa! Nessa ultima rodada, deu pra ver que, realmente, o campeonato brasileiro vai viver das emoções para ver quem vai cair para a segundona, porque na frente, a não ser que o Santos do Luxa resolva fazer milagres, o campeonato me parece definido, e mesmo assim, porque Grêmio, Inter, Vasco e outros estão mostrando não ter gás para passar o São Paulo, que levou uma “chapuletada” do Palmeiras nesse fim de semana.

Já na parte de trás da tabela, o campeonato tem várias alternativas, apesar de que eu acho que Santa Cruz, Fortaleza e São Caetano já estão rebaixados, sendo que a ultima vaga deve ser da Ponte Preta, confirmando assim o que meu amigo Fabian Chacur vem dizendo desde a metade do campeonato, que esses times iriam cair, e se não fosse pela ruindade deles, que a CBF daria um jeito de fazê-lo. Enfim, a CBF precisa rever esse campeonato de pontos corridos, porque em todas as suas edições, desde 2003, esse tipo de formula já mostrou que não agrada a maioria dos torcedores brasileiros, acostumados com finais. E a lenda de que sempre vence o melhor time não me parece tão verdadeira assim.

Vejamos: em 2003, o Cruzeiro ganhou, mas os amigos da imprensa diziam ser o Santos de Robinho o melhor time. Em 2004, o Santos levou, mas diziam que o Atlético Paranaense, por sua recuperação no campeonato, merecia o titulo. Em 2005, o Inter era melhor, mas devido a uma canetada do seu Zveiter e um apito amigo do seu Resende, deram o titulo ao Corinthians. Agora em 2006, o São Paulo, sem ter o grande time que apregoam por ai, e bastante ajudado pelas arbitragens, parece que vai levar o caneco. Então, dona CBF, pelo bem do futebol brasileiro, reveja essa formula gasta e chata de pontos corridos, por favor, antes que seja tarde demais .