Incoerências do Mundo da Bola

É, meus amigos, às vésperas do Penta, resolvi fazer uma analise dos torneios que antecederam o Campeonato Brasileiro, que alguns consideram como campeonatos brasileiros e outros não. Como anteriores ao campeonato brasileiro temos a Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa . Porque estes títulos não foram oficializados?

A Taça Brasil foi uma competição disputada entre 1959 e 1968 para indicar os representantes brasileiros para a Libertadores da América que teve seu formato num modelo de copa. Já o torneio Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi uma competição disputada de 1967 a 1970, que deu lugar em 1971 ao popular Campeonato Brasileiro de hoje que também dava vaga à Libertadores da América. Detalhe importante as duas competições foram organizadas pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual C.B.F. )

Porque então esses títulos não são considerados, sendo que eram jogados por times Brasileiros, quem organizou foi a CBD e dava as vagas para a Libertadores? É algo que não sei responder se eles tinham o mesmo critério e objetivo do torneio atual.

Apesar dessas incoerências do mundo da Bola e apos levantar tudo o que encontrei historicamente cheguei a seguinte conclusão: de fato não tem sentido considerar a Taça Brasil como campeonato brasileiro, tanto que ela não deu lugar a nada, mas sim considerá-la como uma Copa do Brasil, pois as duas tem o mesmo objetivo e formato. Já o Roberto Gomes Pedrosa é o precursor do Brasileirão, tanto que ele deixou de existir para ser substituído pelo mesmo.

Portanto pelo meu ponto de vista hoje considero o Palmeiras com:

6 títulos Brasileiros (1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994)

– 3 Copas do Brasil (1960, 1967, 1998)

Detalhe: Se esse meu formato fosse considerado (que ao meu ver é o mais lógico) hoje o palmeiras seria o maior campeão brasileiro isoladamente com 6 títulos e o primeiro penta campeão ou temos a outra versão que junta os três torneios (Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Campeonato Brasileiro), que teria um empate entre Palmeiras e Santos com 8 títulos ou o formato atual que tem a briga entre São Paulo e Flamengo para ver quem é o primeiro penta.

Incoerências à parte, deixo a pergunta para vocês torcedores, afinal, o que está certo?