Palmeiras anuncia a aposentadoria de Marcos

Por Flavio Canuto

Por mais que a gente já soubesse que isso iria acontecer num futuro próximo, a notícia nos pega de surpresa.

A aposentadoria de São Marcos, anunciada pelo César Sampaio, não é mesmo nenhuma surpresa. É um presente que Marcos merece depois de tantos anos vestindo a camisa do Palmeiras, e só a do Palmeiras.

Difícil dizer qual foi o maior momento da carreira de Marcos. A defesa de Marcelinho, a final da Libertadores, o título mundial de 2002…foram tantos os jogos em que Marcos foi a alma do palmeirense,  salvou o time, que nem consigo me lembrar agora.

Também não sei o que diria a ele, caso venha a encontrá-lo em algum lugar. Um simples obrigado talvez seja o bastante para alguém tão simples, e que será sempre muito especial para todos nós.

Unanimidade rara no futebol brasileiro, São Marcos é amado por todas as torcidas, todos os jornalistas esportivos, e até mesmo por quem não gosta muito de futebol.

Sua aposentadoria marca também o fim de uma era na história do Palmeiras. A era dos ídolos incondicionais, aqueles jogadores por demais identificados com a camisa do Verdão, e que jamais vestiram a camisa de outra equipe.

É duro encarar isso, mas acabou. E Marcos merece todas as homenagens que um jogador pode receber.

São Marcos vai conceder uma coletiva na próxima semana,  e sua despedida NÃO será contra o Ajax, no dia 14.

Abraço a todos!