Emerson Leão: gênio ou apenas um treinador comum?

Na semana que passou, com os reveses que o time do “Dotô” Osmar sofreu (empates contra Internacional e Lanús), aquela empolgação inicial que houve com a chegada de Emerson Leão ao time de Parque São Jorge parece ter acalmado. Amigos da imprensa começaram a questionar o trabalho do técnico, que até então estava tendo aproveitamento “excelente”, segundo eles.

Daí vem a questão: seria Leão apenas um treinador comum, e não o grande gênio, descobridor de Robinho e Diego, como apregoavam por aí? Para as pessoas que acompanham futebol há muito tempo, e eu sou uma delas, Leão foi um grande goleiro, um dos melhores que já surgiram no futebol mundial, mas como técnico, tirando o campeonato brasileiro de 1987, ganho com o Sport Recife, num ano em que os grandes times se rebelaram contra a dona CBF, e claro, o título de 2002, com o Santos, que na verdade foi beneficiado, pois no jogo contra o Palmeiras, na Vila, Zinho fez um gol de falta não validado pelo árbitro, no qual a bola bateu na trave e entrou meio metro, sendo que o jogo acabaria 2×1 para o Palmeiras, e não empate de 1×1, como foi.

Daí o time da baixada se classificou para o octogonal daquele ano, e nós caímos para a segunda divisão, por causa desse “pontinho” decisivo! Mas voltando ao Leão, depois desse titulo de 2002, sua carreira foi inconstante, ganhando o Paulista de 2005 pelo São Paulo com um time montado por Cuca, depois uma passagem pelo Palmeiras que começou bem e acabou bem mal, pelo Azulinho, onde ficou pouco tempo, e agora no Corinthians, trazido como salvador da pátria, mas que ainda está, mesmo com ajuda da arbitragem em alguns jogos, muito próximo da zona de rebaixamento, e jogando um futebol que não está convencendo.

Apesar de sempre estarmos ouvindo que no Brasil existem dois técnicos top, que seriam Luxemburgo e o próprio Leão, acredito que ele está mais para técnico comum, um patamar abaixo do Luxa. O milagre que ele alcançou ano passado, quando nos tirou da décima sexta posição e conseguiu uma vaga para a Libertadores, com a ajuda providencial do Fluminense, dificilmente será alcançado este ano com o Corinthians.

Segue abaixo o link para o esperado primeiro programa da Rádio Mondo Palmeiras. Espero que gostem, e mandem seus comentários aqui no blog.

Primeira parte:

http://www.mondopalmeiras.net/novo_hotsite/index1.htm

Segunda parte:

http://www.mondopalmeiras.net/novo_hotsite/index1a.htm