Dia triste para todos nós palmeirenses, Seo Joelmir nos deixou…

Ainda me lembro como hoje a emoção que tive ao ver uma imagem gigante de Evair Aparecido Paulino na entrada do vestiário do Palmeiras, no velho Palestra Itália.

O meu coração começou a bater ainda mais forte quando li a frase acima, de autoria um dos maiores brasileiros de todos os tempos, gravada na parede do vestiário, próxima ao local onde os atletas faziam o aquecimento antes das partidas.

Seo Joelmir, embora seja conhecido comentarista de economia, começou a sua carreira no jornalismo esportivo, onde deixou a sua marca ao criar uma placa para homenagear Pelé por ter feito um gol, e com isso criou a expressão “gol de placa”. Só um ser humano diferenciado para ter uma sacada dessas.

Sua carreira no jornalismo esportivo terminou num dérbi, no Pacaembu, quando ele, na tribuna de imprensa, comemorou efusivamente um gol do Verdão e deu banana para os corintianos que queriam invadir a tribuna para pegá-lo. Nada mais palestrino.

Seo Joelmir era tão palmeirense, mas tão palmeirense, que não podia trabalhar com o futebol sem expressar o seu amor pelo clube de coração. Logo após o clássico, ele enviou uma carta de demissão ao jornal e nunca mais voltou. Ficou com o Palmeiras.

Também me lembro quando consegui entrevistar o Seo Joelmir, na festa de lançamento da Arena Palestra.

Ele me confirmou naquele dia que a única forma de conter a sua ansiedade nos jogos decisivos do Palmeiras foi deixar de assistir as partidas e comprar um fone de ouvidos que bloqueava o som externo, os rojões, etc.

Outra tática dele para preservar a sua saúde e diminuir o stress era pegar a estrada no começo do jogo ouvindo uma ópera, no volume máximo, só retornando no final da partida.

Não consigo me lembrar de outra pessoa na grande mídia que tenha representado tão bem a palestrinidade, esse sentimento que nos une, sem jamais ser piegas e sempre de forma tão brilhante.

Seo Joelmir, obrigado por tudo que você fez pelo jornalismo, pelo Palmeiras, pelo Brasil.

Temos certeza que você continuará torcendo pelo Palmeiras e representando as nossas cores aí no céu!