Despedida de Marcos vira celebração ao Palmeiras

Aproximadamente 40 mil pessoas presenciaram, entre a noite desta terça-feira (11) e a madrugada desta quarta-feira (12/12/2012), uma das despedidas mais emocionantes da história do futebol mundial. São Marcos deu adeus ao Palmeiras em festa que teve como palco o estádio do Pacaembu.

De um lado, tivemos o Palmeiras 1999, e do outro, a seleção brasileira campeã do mundo de 2002. De forma inteligente, os elencos na verdade foram além dessas equipes específicas, e proporcionaram ao torcedor alviverde a rara chance de rever alguns de seus maiores ídolos de todos os tempos.

Estiveram em campo, entre outros, Ademir da Guia, Evair, Edmundo, Paulo Nunes, Alex, Cleber, Dudu, Roque Júnior, Roberto Carlos, Velloso, Cesar Sampaio, Cesar Maluco (como treinador), Leivinha (idem) e inúmeros outros nomes que fizeram história vestindo o manto sagrado. Só mesmo um jogador com o alto astral e o carisma de Marcos para conseguir reunir tanta gente boa.

Marcos recebeu diversos prêmios, mas o maior certamente foi a maciça presença do torcedor palmeirense, que deu a seu agora ex-goleiro a homenagem que ele merecia. Graças a Deus os atuais comandantes da Sociedade Esportiva Palmeiras não atrapalharam esse evento arrepiante, que terminou com chave de ouro um dos anos mais esquisitos da história do Verdão.

Esquisito por ter proporcionado ao seu torcedor um título nacional, a Copa do Brasil, conquistada novamente após 14 longos anos, e o segundo rebaixamento para a Série B do Brasileirão, extremos que poucos poderiam imaginar que o clube poderia viver em um mesmo ano.

A partida, como todo jogo festivo que se preze, terminou empatada, mas proporcionou aos espectadores momentos de pura magia. Do lado palmeirense, Edmundo, Evair, Alex, Paulo Nunes e o zagueiro Cleber arrebentaram. Marcos não só não tomou gols (fez pelo menos três belas defesas em chutes de Rivaldo e Ronaldo) como ainda fez gol!

Aos 18 minutos, Belletti derrubou Edmundo na área, e todos os colegas do Santo Alviverde foram atrás do goleiro, praticamente obrigando-o a cobrar a penalidade. E não é que Marcão bateu bem, forte, no meio do gol, vencendo Dida? Golaço!

Aos 41 minutos, foi a vez de Paulo Nunes, finalizando com categoria após bela jogada arquitetada por Evair, Alex e Edmundo. De arrepiar! Na etapa final, com os times bastante alterados, a seleção brasileira de 2002 empatou o jogo, com gols de Edilson aos 16 minutos e Luizão aos 24 minutos. Sérgio era o goleiro, com Marcos ficando alguns minutos jogando na linha. A partida acabou aos 25 minutos, quando passávamos da meia-noite e o dia 12/12 se iniciava.

Além de proporcionar ao torcedor a oportunidade de se despedir de um de seus maiores ídolos, a festa para São Marcos serviu como boa oportunidade para que o Palmeiras se lembrasse de sua grandeza, de seu passado de glórias e de sua estatura como verdadeiro gigante do futebol mundial.

Em determinado momento da partida, os torcedores, em coro, mandaram Arnaldo Tirone para o lugar onde ele mereceria estar, provando que ninguém ali estava disposto a se esquecer da incompetência desse cidadão, de longe o principal responsável pela queda do clube rumo á Série B do Brasileirão.

Marcos nunca mais jogará, mas a lembrança que craques como ele e os que desfilaram pelo gramado do Pacaembu nesta partida maravilhosa certamente nos ajudará a exigir de nossos futuros dirigentes administrações a altura dessa história de glórias.

Em belo discurso pouco após à meia-noite, quando o dia 12/12/12 (número da camisa do Santo) entrava em cena, Marcos pediu que a torcida não se esquecesse dele, pois ele nunca se esqueceria dela. Será que alguém conseguirá se esquecer do São Marcos de Palestra Itália?

*******************************************************************
Fernando Prass é jogador do Palmeiras. O ex-goleiro do Vasco será apresentado oficialmente ainda esta semana. Fica a torcida para que ele possa vestir com dignidade a vaga que já foi de Marcos, Emerson Leão, Velloso e tantos outros grandes profissionais durante ahistória do Palmeiras.