Copa do Brasil começa hoje para o Verdão

Enquanto se prepara para a reação que precisa vir no Paulistão, o Palmeiras estréia hoje às 21h45 contra o Cene na Copa do Brasil. Das duas competições que disputamos e que se encerram no primeiro semestre, essa é de longe a mais importante, pois título na mesma significa vaga garantida para a Libertadores 2009. A partida será realizada no estádio Morenão, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para uma platéia de no máximo 12 mil pessoas, embora o local comporte até 45 mil. Razões estruturais foram alegadas.

Vanderlei Luxemburgo faz mistério e prometeu divulgar a escalação do onze alviverde apenas minutos antes da partida. Ele é o rei das surpresas, mas, pelo que se viu no treino de ontem, devemos jogar com Marcos; Henrique, David e Gustavo; Helder Granja, Pierre, Leo Lima, Diego Souza e Leandro; Valdívia e Alex Mineiro. O recém-contratado atacante Kleber deve estar no banco de reservas.

Conforme dados fornecidos pela assessoria de imprensa do Palmeiras, disputamos até hoje 77 partidas, em 12 edições da Copa do Brasil. Foram 40 vitórias, 22 empates e 15 derrotas, com 169 gols pró e 84 gols contra. Levantamos essa taça em 1998, e fomos vice-campeões em 1996. Além disso, chegamos a três semifinais, em 1992, 1997 e 1999. Por sua vez, o Luxa tem um título na competição, ganho em 2003 com o Cruzeiro, e um vice, em 1996, com o nosso alviverde imponente. Vitória fora de casa com dois ou mais gols de diferença elimina o jogo de volta nas duas primeiras fases do torneio. Ou seja, se conseguirmos tal feito hoje, teremos a semana que vem inteira para treinar, após o jogo contra os Manos do Menezes.