Caiu o treinador, mas os problemas continuam lá…

Sempre que um time não engrena, surge o velho dilema: será que o treinador deve ser demitido? Devemos dar mais tempo para ele implantar o seu sistema de jogo? Mas e o planejamento?

Uma das frases mais geniais do futebol é do Muricy Ramalho e diz o seguinte: “No Brasil, planejamento é bola na rede”. Nada mais verdadeiro.

O técnico Roger Machado chegou no final de 2017 com um discurso moderno e ao mesmo tempo sintonizado com a linguagem do boleiro. Tinha tudo para dar certo, mas ele não conseguiu implantar por aqui aquele futebol vistoso que o Grêmio joga até hoje, nas mãos do Renato Gaúcho.

Os números do Roger Machado não são ruins. Até ontem, foram 44 jogos à frente da equipe, com 27 vitórias, 9 empates e apenas 8 derrotas. Mas não é só isso que conta.

O treinador jamais conseguiu montar uma equipe que ganhasse a confiança da torcida. Mesmo com as vitórias, o palmeirense tinha a sensação que o time iria naufragar a qualquer momento. E realmente naufragou no meio da temporada.

O elenco sofreu um assédio muito grande dos clubes do exterior. A diretoria fez o possível (e o impossível) para manter alguns dos seus principais atletas, mas isso não foi o suficiente. O time voltou ainda pior depois da intertemporada e o treinador sucumbiu logo na primeira derrota. Não dava mais.

O Roger Machado passou, mas os problemas permanecem. O time deve ser treinado pelo Wesley Carvalho neste domingo, quando o Palmeiras encara o fraco Paraná Clube, no Allianz Parque.

Não será o Wesley, no entanto, que vai promover as alterações que o time necessita. Quem vai, por exemplo, colocar o Felipe Melo no banco de reservas? Ou mesmo exigir que o Moisés e o Dudu sejam mais cuidadosos nas entrevistas? Ou melhorar a preparação física? Ou…

Enfim, muita coisa precisa ser resolvida internamente e a política do clube deveria ser a última das preocupações neste momento. O futebol SEMPRE deve ser a prioridade do Palmeiras.

Para você, quem deve ser o próximo treinador? Vamos falar muito mais sobre o assunto no BATE PAPO ENTRE AMIGOS desta quinta-feira.

Abraço a todos!