Alecsandro é liberado pela FPF e pode voltar a jogar

Pego no anti-doping com a substância O-Dephenylandarie, o advogado de defesa de Alecsandro comprovou que o resultado deu positivo em função de uma combinação de elementos químicos resultantes de uma solução capilar que o jogador usou.

Com posse de um documento da Agência Mundial Antidoping – WADA atestando a inocência do atleta, a FPF finalmente liberou o jogador para que ele possa voltar a jogar. Com isso, aquela punição absurda (2 anos de suspensão) foi abolida. Resta saber agora quando o atleta poderá voltar a jogar e se ele tem condições físicas para retornar em breve.

Leia abaixo o comunicado da FPF:

A Comissão de Controle de Doping da Federação Paulista de Futebol informa que nesta data, recebeu após questionamento junto à Agência Mundial Antidoping – WADA, e ao OLYMPIC ANALYTICAL LABORATORY – UCLA, um ofício denominado “Caso 0960 / 2016 – Sr. Alecsandro Barbosa Felisbino”.

Extraindo-se dos documentos técnicos, a Amostra A e B 3982601, pertencente ao jogador Alecsandro Barbosa Felisbino, da Sociedade Esportiva Palmeiras, contém a substância O-dephenylandarine.

Entende-se, definitivamente, que o OLYMPIC ANALYTICAL LABORATORY – UCLA realizou com competência a análise laboratorial, utilizando-se do perfil amplo, de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping – WADA.

O Comitê científico da WADA reconheceu que a presença do metabólito da substância proibida Andarine na amostra do jogador seja a consequência do uso, pelo jogador, da loção contendo flutamida. Considerou, ainda, que na fase atual do conhecimento científico, o Jogador não deve ser considerado como tendo cometido uma violação da regra antidoping.

Há de se considerar que este é o primeiro caso relatado no mundo com esta interação metabólica em seres humanos.

Em prosseguimento ao caso, a Comissão de Controle de Doping da Federação Paulista de Futebol, de imediato, notificará todos os órgãos competentes.

Atenciosamente,

Dr. Fernando A. Solera
Presidente da Comissão de Controle de Doping
Federação Paulista de Futebol