A violência só empobrece a vida

Escrevo estas linhas com muito pesar. Fui informado por pessoa de confiança, que um carro da Globo foi apedrejado por supostos “torcedores” do Palmeiras, no jogo de sábado, vencido de maneira brilhante pelo nosso alviverde.

O motorista do carro poderia ter se ferido gravemente com os estilhaços do vidro.Antes de continuar, gostaria de perguntar a esses energúmenos travestidos de torcedores (porque tenho certeza, não são torcedores como nós), se eles têm noção da grandeza da Sociedade Esportiva Palmeiras? Porque eu tenho, e sei que quem acessa Mondo Palmeiras também tem.

Isso me remete a alguns comentários que li no blog, logo após o programa que gravamos, no lançamento do livro do Mauricio Noriega, onde entrevistamos Milton Leite, narrador do SporTV,e que sempre foi cornetado (muitas vezes de maneira justa), pelo torcedor alviverde. Pois bem, alguns comentários, diziam que eu “peguei leve” com ele, que eu “deveria ter ido pra cima dele”, etc.  Eu discordei, e acho que tanto eu quanto o Fabian, que também participou da entrevista, nos saímos muito bem, assim como o próprio entrevistado. 

Ele ganhou o meu respeito como pessoa, pois nos tratou de maneira digna,e  também foi tratado com respeito e dignidade. Eu fiz perguntas difíceis para ele, as quais ele respondeu, e também fiz criticas, que ele aceitou. Entre as criticas, haviam muitas que vocês, torcedores, postam aqui no blog. 

Pedi para que ele parasse de chamar o Ortigoza de “coalhada”, apelido pejorativo, e ele desde então parou. Reivindiquei também algumas coisas, que achava pertinentes, e o entrevistado aceitou e prometeu pensar sobre o assunto. Na verdade não foi uma entrevista, mas sim um debate.

Frequentamos a academia de futebol, somos tratados com respeito pela grande maioria da imprensa, pelo elenco, pela comissão técnica e pela assessoria do Palmeiras. E essa sempre foi nossa idéia, quando criamos o Mondo Palmeiras:  sermos um canal direto de comunicação com o clube, e com os meios de comunicação. 

É muita pretensão? Talvez. Mas hoje somos respeitados exatamente por isso: pelo debate e pela influência positiva que temos junto a torcida palmeirense que acessa este blog, que hoje é de todos vocês, além do trabalho sério e honesto. Agora, violência não mesmo! Eu acho até que já fazemos muito, nos expondo da maneira que nos expomos. Mas fazemos isso pelo Palmeiras, e por você torcedor.

Agora,não esperem daqui palavras incitando violência, ou algo do gênero. Isso não mesmo. Vocês querem criticar o SporTV ou outro veiculo, critiquem a vontade. Mas não levem pro lado da agressão, porque isso nunca acaba bem. Já tive vários conhecidos vitimas de agressão gratuita, e sei o quanto isso é ruim. 

Nós estamos indignados com declarações de um diretor do Sport, praticamente fazendo ameaças via imprensa, e daí vamos agir como ele? De forma alguma. Aqui é Palmeiras. Nossa historia é de glorias e de batalhas vencidas dentro e fora do campo. Não de ignorância e estupidez. Pensem nisso.