A Vida dos Outros (Made in China)

Por Fabian Chacur

Considerações e ironias referentes aos outros clubes que, para infelicidade deles, nunca conseguirão sequer chegar perto da Sociedade Esportiva Palmeiras.

*****

Zizao, Zizão, Chen, Cheng… será que pode ser Cheng Ling?-1
O nosso amado Time da Piada Pronta volta a ganhar um especial em A Vida dos Outros. Afinal, não é todo dia que um clube brasileiro resolve contratar um jogador oriundo do futebol chinês.
Segundo os dirigentes da agremiação que já não é mais presidida por André Sanche, o adorável comedor de esses, trata-se de uma ação de marketing cujo objetivo é internacionalizar a “marca” curíntia.
Ex-homem de marketing do clube e agora vice-presidente, Luis Paulo Rosenberg mostrou que realmente conhece a história do clube onde trabalha. Eis o que ele declarou ao site gazetaesportiva.net:
“Falta dimensão internacional. Falta a Libertadores, diriam vocês. Dos grandes clubes brasileiros, o menos internacional é o Corinthians”.
E foi além, na hora de justificar o porque da tentativa de aproximação com a China:
“As similaridades entre as nações corintiana e chinesa são muito grandes. O desempenho no futebol é irritante”.
Tens toda a razão, Rosenberg. Sem apito amigo, já viu…

*****

Zizao, Zizão, Chen, Cheng… será que pode ser Cheng Ling?-2
O jogador contratado pelo curíntia para aproximá-lo do temido “chinese soccer” não poderia ter sido melhor escolhido, naquele método que se tornou tradicional no futebol brazuca: através de um DVD com os “melhores momentos” do atleta.
Empurrado, digo, indicado ao clube brasileiro como o “Messi Chinês”, Chen Zizao tem 23 anos de idade. Ele já jogou em um clube português, o tradicionalíssimo Trofense, mas seu desempenho por lá não foi exatamente uma Brastemp, digamos assim. Durou seis meses.
A China tem 1.3 bilhões de habitantes, e praticamente ninguém conhece por lá o tal de Cheng Ling. Em 2011, por sinal, ele nem ao menos jogou futebol de campo, tendo se dedicado ao futsal no clube Nanchang Hengyuan, que o emprestou por dois anos ao Ultimão.
Nem mesmo destaque na obviamente duvidosa seleção chinesa o glorioso meia conseguiu ser até hoje. Mas ele, ao ser apresentado em cerimônia pomposa no anfiteatro alvinegro, garantiu que todos irão gostar de seu desempenho com a camisa 200 alvinegra. Acredito nisso. Nós e todos os adversários do time do delegado Gobbi Jr…

*****

Zizao, Zizão, Chen, Cheng…será que pode ser Cheng Ling-3
Como forma de promover seu novo atleta, o site do clube treinado por Empatite pediu a ajuda dos torcedores. Como deveria ser chamado o novo jogador alvinegro? Eis as alternativas oferecidas: Chen, Zizao, Zizão e Cheng.
A opção Zizao foi a preferida entre os mais de 5 mil votantes, e ficou registrada na camisa número 200 dada ao jogador. Só que ele não curtiu muito o novo nome, e disse à tradutora da coletiva que o apresentou nesta quinta-feira (1º) que prefere ser chamado de Chuí (ou seria Chiu? Rolou confusão na hora…).
Ao ser questionado sobre essa pequena confusão, um dirigente alvinegro preferiu dizer que “logo ele irá perceber que quem manda por aqui é a torcida”. Será que Zizao irá “chiar” em relação a isso?
Melhor fez a torcedora Luy Suchen, filha de chineses que estava na coletiva. Ela garantiu que daria o nome de Chen ao filho que irá nascer em breve (está no oitavo mês de gravidez) se ganhasse uma camisa autografada do atleta. Ganhou na hora. Resultado: em breve, teremos um segundo Chen no pedaço…

*****

Zizao, Zizão, Chen, Cheng…será que pode ser Cheng Ling?-4
Nem é preciso dizer que as brincadeiras com o novo “reforço” do Freguês Fiel já começaram a mil por hora. O primeiro apelido do cara a pegar é Chen Lee Bertadores.
Lógico que A Vida dos Outros vai ampliar isso, dando boas sugestões à galera do marketing preto e branco. Vamos lá, então:
“Quem tem Zizao não precisa de Zizou” (apelido de Zidane, aquele que adorava detonar nossa seleção).
“Quem não tem Messi caça com Mechi”
“Chen Libertadores, mas com muito rolinhos primavera”
“China In Curíntia, Libertadores In Sonhos”
“Já temos o Chuí, agora só falta o Oiapoque!”

*****

Zizao, Zizão, Chen, Cheng…será que pode ser Cheng Ling-5
Lógico que Empatite não poderia ficar de fora desses primeiros momentos de Zizao, Zizão, Chen, Cheng (???) ou Cheng Ling no clube de Parque Sem Jorge.

Inicialmente, ele deu uma de engraçadinho, como seria de se esperar. Segundo o treinador, ele disse “Nice to meet you” ao “Messi Chinês”, e recebeu um “Nice to meet you too” em troca, querendo tirar uma da cara de Joel Prancheta, fera em outros idiomas.

Lógico que, logo em seguida, ele tomou temência, pois sabe que os seus patrões levam a sério o “Projeto China”, e disse que ainda é cedo para falar algo sobre seu desempenho, e que mídia e torcida precisam ter calma com ele yada yada yada.

Em seu primeiro treino no novo clube, Chen Chen fez exercícios sozinho e participou de um rachão, no qual mandou uma bola lá longe e tentou dar passes. Ele até ouviu um “boa bola, Zizão!” de um de seus colegas, quando acertou um desses passes. Ele acertou o passe e o colega errou seu nome…

A estreia de Chen Lee Bertadores ainda não tem data para ocorrer, como seria de se esperar. Tenho certeza de que essa partida será um dos momentos máximos do futebolmundial em 2012… Ou será que o calor dessa madrugada sem ao menos uma coca gelada para me refrescar está me deixando maluco?

*****

Semana que vem tem mais, se Deus quiser! Agradeço aos patéticos adversários, sempre me fornecendo boa munição, e aos freqüentadores de Mondo Palmeiras! E nunca se esqueçam: o bom-humor ajuda a evitar ataques cardíacos, derrames, tentativas de suicídio etc