A vida dos outros

Por Fabian Chacur

Considerações e ironias referentes aos outros clubes que, para infelicidade deles, nunca conseguirão sequer chegar perto da Sociedade Esportiva Palmeiras.

*****

Mário Fernandes dá  chapéu no Tio Mano e nele mesmo
Como todos sabem, a Selenike virou essencialmente uma vitrine de ofertas, e há muito tempo. O lance não é necessariamente jogar, mas sim estar lá. Colocar esse item no currículo do “atreta”, como forma de aumentar o seu valor no mercado consumidor do tal pé de obra. Simples assim.

Pois Mário Fernandes, lateral do Grêmio, resolveu dar uma de goiaba e recusou a convocação para integrar o time B de Tio Mano, que na última quarta-feira (28) encarou o time Z da Argentina, que trazia na zaga “craques” como Desabato e Sebá.

O “atreta” perdeu o vôo e depois alegou “motivos estritamente pessoais” para não aceitar a convocação. Nem é preciso dizer que Mano já o incluiu em sua lista negra. Mas como Marcelo, ex-Fluminense, já esteve nessa listinha e agora voltou a ser convocado, já viu…

E como mais um “mas” nunca é demais, vale lembrar que o glorioso Mário (que Mário?) integrou o grupo da Selenike na convocação anterior. Seu currículo já inclui a “amarelinha”. Ou seja, o seu empresário já pode aumentar o valor dos tais “direitos federativos”. E viva o balcão de negócios!

*****

Ultimão fatura o seu primeiro título do ano, e que título bacana!
Segundo matéria publicada na edição deste sábado (1º) na Folha de S.Paulo, existe um verdadeiro campeonato paralelo sendo disputado pelos clubes que estão no Brasileirão.

O “torneio” premiará quem possuir o atleta há mais tempo no DM. Provavelmente, o troféu será no formato de um chinelo…

Após uma disputa ferrenha, tudo leva a crer que o campeão absoluto será um atleta da agremiação futebolística presidida por André Sanche, o adorável comedor de esses e amigão do Goleiro Verde.

Lógico que você já adivinhou quem é a figura com a mão na “taça”. Ele mesmo, Adriano, ex-Imperatriz, agora Gambatriz.

O atacante curintianu completa neste domingo 38 partidas sem atuar, o que o deixa bem à frente dos concorrentes Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano. Quando será que ele receberá esse troféu merecidíssimo? Ah, se ele fosse jogador do Verdão! Tentem imaginar o carnaval que já teria sido feito pela sua eterna ausência…

*****

Pumfexô  Luxa é o imexível da Gávea? Vai acreditando, Tio Leo!
Alguns dirigentes aparentemente não pensam ao dar certas declarações à imprensa, provavelmente no intuito de aparecer na mídia.

Ao ser perguntado sobre as críticas cada vez maiores da torcida de seu clube em relação ao treinador Vanderlei (ou Van Der Ley, ou Wan Der Ley, Wan Essa Ex Camargo, ou Van Ness, ou sei lá!) Luxemburgo, o presidente do conselho fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, respondeu o seguinte:

“O Vanderlei (Luxemburgo) é ‘imexível’. Ele é importantíssimo no clube”.

Ao usar a palavra inventada pelo ex-ministro do governo Collor Antonio Magri, Ribeiro mostra que gosta de se arriscar.

Será que se apanhar mais umas duas partidas o Pumfexô continuará mesmo sendo considerado ‘imexível’ pela presidenta Patrícia Tamborim? Mesmo? Com a palavra, o futuro…

*****

Comentaristas da Band viajam na maionese alvinegra
Quem deseja desopilar o fígado e soltar boas gargalhadas deve sintonizar a Band nas tardes de segunda a sexta, lá pela hora do almoço e até as 14h.

Nesse horário, o impagável Neto Catarrada apresenta um programa que teoricamente é sobre futebol, mas que, na prática, equivale a um humorístico daqueles bem pé na porta.

Num dia desses, eles tentaram vender o peixe de que a torcida do curíntia nunca esculacha os seus ídolos. É, vocês leram certo, eles tiveram a cara de pau de dizer isso.

Ou seja: o torcedor que já usou a camisa forro de caixão nunca cercou o ônibus da sua própria equipe; nunca invadiu os treinos; nunca detonou jogadores que lhes deram inúmeros títulos, tipo Gambazinho Carioca; nunca puseram o Rivelino para correr após a derrota para o Verdão no Paulista de 1974… É, sei. Haja cara de pau!

*****

Brasileirão 2011 pode acabar sem pão de queijo e doce de leite
Impressionante a draga em que se encontram os times mineiros, nesse Brasileirão 2011.

O América (MG) já está virtualmente rebaixado. O “Galo Mais Lindo do Mundo”, por sua vez, está pendurado no barranco há diversas rodadas, e parece fadado a voltar à gloriosa Série B em 2012.

A maior surpresa fica por conta do Cruzeiro. Cotado há alguns meses até para vencer a Libertadores, a agremiação azulada agora contrata mais um técnico, Vagner Mancini, cujo objetivo básico é livrar os smurfs mineiros da Segundona.

O mais engraçado ficou por conta dos dirigentes de lá, que admitiram ter sido Mancini no mínimo sua terceira opção, pois eles queriam mesmo era ou Felipão ou o Pumfexô.

Chegando com essa “moral” toda em Beagá, sei não se o coitado do Mancini vai conseguir botar ordem na casa azul… Abre os olhos, Cruzeiro em tempos de Real!

*****

Semana que vem tem mais, se Deus quiser! Agradeço aos patéticos adversários, sempre me fornecendo boa munição, e aos freqüentadores de Mondo Palmeiras! E nunca se esqueçam: o bom-humor ajuda a evitar ataques cardíacos, derrames, tentativas de suicídio etc