A magia da camisa dez alviverde

Nos últimos dias, a competente assessoria de imprensa da Sociedade Esportiva Palmeiras divulgou uma simpática troca de elogios ocorrida entre dois grandes jogadores de futebol. Tudo começou quando Alex, na minha modesta opinião o melhor camisa 10 do Verdão desde Ademir da Guia, teceu em seu site oficial ( www.alex10.com.br ) rasgados elogios ao chileno que atualmente ocupa essa posição. Entre outras coisas, o genial atleta hoje atuando na Turquia disse que Valdívia tem “muita movimentação, muita qualidade e, principalmente, muito poder de irritar seus adversários.

Mas o que irrita seus marcadores me diverte. Quando ele chuta o vácuo e os marcadores se irritam, eu dou risada”. Palavras justas e generosas, que El Mago retribuiu à altura em www.palmeiras.com.br . “Aprendi a conhecer o Palmeiras por causa do Alex, pois, no Chile, só se falava nele; essa camisa já passou por Ademir da Guia, Djalminha, Alex, não esperava atingir a projeção de atletas marcados na história do clube”.

Na verdade, essa situação ressalta o caráter irrepreensível de Alex, que só criticou uma vez o Palmeiras, em momento em que, infelizmente, fazíamos por merecer tais críticas. Ele sempre demonstra gratidão pelos aproximadamente quatro anos em que defendeu nossas cores, vencendo Copa do Brasil, Mercosul, Libertadores e Rio-São Paulo, além de nos proporcionar gols maravilhosos como aquele contra o São Paulo em 2002, rara alegria em um “ano horribilis”. Por sua vez, Valdívia soube retribuir a generosidade alheia, endereçando a ele elogios mais do que merecidos.

Isso prova, meus caros, que estamos em meio a um momento mágico, que tem tudo para gerar desdobramentos importantes. O futuro a Deus pertence, mas poucos times brasileiros podem se gabar, em suas histórias recentes, de terem tido jogadores do gabarito de Alex e de Valdívia vestindo a mais nobre das camisas, a 10. E o chileno tem tudo para, em breve, ver seu futebol de alto nível receber o mesmo prêmio que Ademir da Guia e Alex: títulos!

**************

Ouça também abaixo o Torpedo Verde, boletim diário da Rádio Mondo Palmeiras. Hoje trazendo notícias sobre o clássico contra a Lusa.