23 de janeiro de 2022
Início » 99 anos de uma belíssima paixão sem divisão

99 anos de uma belíssima paixão sem divisão

Após uma dolorida derrota do Palmeiras ocorrida há alguns anos, minha amiga Flávia Camargo se mostrava totalmente desiludida. Vendo uma pessoa habitualmente tão energética naquele estado de espírito, fiz uma pergunta básica a ela: “você irá deixar de ser palmeirense por causa dessa derrota?” A resposta óbvia (um sonoro não) a ajudou a retomar o prumo e seguir em frente.

No dia em que esse gigante do futebol mundial completa 99 anos, essa ensolarada manhã (em São Paulo no horário em que escrevo, perto do meio-dia) parece que sorri em homenagem a todos nós, torcedores. Afinal, não há muitas agremiações dedicadas ao futebol no mundo que podem se gabar de tantas glórias como a nossa.

Não vou perder meu tempo enumerando essas conquistas por aqui, pois bem sei que o leitor diferenciado de MONDO VERDE as conhece, de cor e salteado, como diziam os antigos. É título pra mais de metro, cada um deles conquistado graças a muita fibra, garra, determinação e merecimento. Nosso DNA é vencedor.

Lógico que há fases melhores e piores em termos de desempenho desse Alviverde Imponente que tanto amamos, mas a vida cotidiana de todos nós também é assim. Há dias de se comemorar a chegada de um filho, a entrada em uma faculdade, a compra da casa própria, o encontro da pessoa amada, o casamento etc.

E existem aquelas datas dolorosas, nas quais perdemos entes queridos, ficamos sem emprego, temos de encarar problemas de saúde, surgem problemas cuja solução nos parece impossível… Fazer o quê? É preciso saber enfrentar cada ocasião, com força, fé, esperança e muita disposição, sempre.

Se hoje o nosso Verdão querido está disputando a Série B do Brasileirão, lugar que definitivamente não é o nosso, vale o consolo de que estamos atropelando todos os adversários e, se tudo der certo (e dará, se Deus quiser!), nos livraremos desse castigo logo, voltando para nosso merecido lugar na elite futebolística.

E se esse Palmeiras prossegue firme e forte, é graças especialmente a sua enorme torcida, que contra tudo e contra todos mantém sua profissão de fé nesse clube que tanto conquistou, que tantos jogadores fantásticos já abrigou e que, apesar das intempéries, permanece aí, sólido, potente e disposto a mais conquistas.

Parabéns, Sociedade Esportiva Palmeiras! Parabéns, milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo conhecido e desconhecido. Esse é um clube cujos apaixonados por ele pouco se importam com a divisão em que seu time de futebol está. O melhor campeonato é sempre aquele que o Palmeiras disputa. Ponto final!

*******

Para quem ainda não viu, essa é a camisa comemorativa dos 99 anos do Verdão!camisa-verso